O MOTO CLUBE CARCARÁS DO SERIDÓ NASCEU EM 12/03/2009
HOJE O NOSSO MOTO CLUBE JÁ SE ENCONTRA COM 12 MEMBROS, SITE, UMA SEDE PROVISÓRIA, UMA LOGOMARCA FORTE E COM O MESMO SENTIMENTO DO INICIO DESTA HISTÓRIA: AMOR POR MOTOS, VIAGENS, LIBERDADE E CONFRATERNIZAÇÃO COM OUTROS MOTO CLUBES.
ESTATUTO DO “MOTO CLUBE CARCARÁS DO SERIDÓ”
Currais Novos – Rio Grande do Norte
Fundado em 12 de Março de 2009
Capítulo 1º – Do “Moto Clube Carcarás do Seridó” e seus objetivos
Artigo 1º
O Moto Clube Carcarás do Seridó, fundado em 12 de Março de 2009, é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, sendo sua sede localizada à Rua Lula Gomes, 305-Centro, no município de Currais Novos, estado do Rio Grande do Norte.
Artigo 2º
Constituem os objetivos do Moto Clube:
Realizar e promover passeios, encontros, gincanas, reuniões e eventos que estimulem o uso da motocicleta e a divulgação do motociclismo.
Estimular e orientar quanto ao uso correto da motocicleta observando os aspectos de segurança e exigências da legislação vigente.
Promover o intercâmbio com outras entidades afins e o convívio entre seus associados.
Zelar pela defesa dos direitos dos associados.
Promover e estimular a prática de atividades que se identifiquem com o motociclismo.
Manter constante divulgação de suas atividades como medida de comunicação de seus associados e informação de seus objetivos e finalidades.
Promover assistência a instituições de caridade.
Prestar serviços de utilidade à comunidade.
Capítulo 2º – Do Escudo do Moto Clube
Artigo 3º
Os símbolos do Moto Clube são:
Brasão: Fundo preto, com o carcará estilizado em branco, preto, vermelho e cinza com as inscrições Moto Clube Carcarás do Seridó , Currais novos - RN
Bandeira: As mesmas cores do Brasão.
Cores oficiais: Preto, vermelho, branco e cinza.
Camisetas e Adesivos: Iguais.
Capítulo 3º – Dos Associados do Moto Clube
Artigo 4º
São considerados associados do Moto Clube:
Membros fundadores: Os que assinam a presente fundação.
Membros efetivos: Os que se filiaram ao Moto Clube após a presente fundação.
Dependentes: As esposas e parentes dos membros que participam das atividades do Moto Clube e por consenso tenham o direito ao escudo.
Membros honorários: Aqueles a quem o escudo for conferido por consenso, como homenagem por serviços prestados ao Moto Clube, ao motociclismo ou a sociedade.
Capítulo 4º – Da Admissão e Demissão de Membros do Moto Clube
Artigo 5º
A proposta de admissão será objeto de aprovação do presidente, tendo este que ser indicado por um membro fundador ou efetivo.
Artigo 6º
São condições para admissão no Moto Clube como membro efetivo:
Possuir motocicleta com documentos em dia e em perfeitas condições de uso e segurança, sem responsabilidade direta do Moto Clube.
Responsabilizar-se individualmente pela habilitação para condução de motocicletas de acordo com a legislação vigente, isentando o Moto Clube da fiscalização, devido à isenção de determinadas cilindradas emanadas pelos órgãos competentes.
Ser apresentado por um membro fundador ou efetivo.
Ter condições de participar de pelo menos 1/3 dos eventos, reuniões e atividades do Moto Clube.
Artigo 7º
São motivos para o desligamento do quadro social do Moto Clube;
Cometer alguma penalidade conforme Artigo 10º, que pela gravidade ou reincidência, fique decidido em assembléia o desligamento.
Deixar de participar dos eventos, reuniões e atividades do Moto Clube, sem prévia comunicação.
Capítulo 5º – Dos Direitos e Deveres dos Membros
Artigo 8º
Todo membro tem direito a:
Votar e ser votado para cargos no Moto Clube.
Usar o escudo do Moto Clube.
Participar dos eventos promovidos pelo Moto Clube.
Tirar licença por tempo indeterminado, caso tenha necessidade por motivos particulares.
Artigo 9º
São deveres dos membros do Moto Clube:
Cumprir e fazer cumprir as disposições deste Estatuto.
Comparecer às reuniões.
Usar o escudo do Moto Clube sempre que possível quando fazendo uso da motocicleta.
Contribuir dentro de suas possibilidades com as obras de caridade apoiadas pelo Moto Clube.
Prestar cooperação aos demais associados em caso de dificuldades nas viagens e passeios.
Capítulo 6º – das Penalidades
Artigo 10º
Constituem faltas que justificam punições:
Transferir para além do âmbito do Moto Clube os assuntos que pela natureza ou por circunstâncias, devam permanecer reservados.
Cometer atos, vícios ou atitudes que tornem o seu autor indesejável a comunidade do Moto Clube.
Transgredir leis, ou atos que coloquem em risco outros membros ou o Moto Clube como um todo.
Comportamento inadequado durante as viagens ou passeios no tangente às normas de segurança.
Artigo 11º
As punições, após deliberadas
Advertência
Desligamento
Inciso I – No ato do desligamento o membro deve devolver o Escudo.
Capítulo 7º – Da Administração
Artigo 12º
O Moto Clube será administrado pelos seguintes órgãos:
Diretoria
Assembléia Geral
Seção 1ª – Das Assembléias
Artigo 13º
A Assembléia Geral é o maior órgão deliberativo, constituído pela reunião de todos os sócios com direito a voto, sendo soberana suas decisões, podendo ser ordinária ou extraordinariamente convocada.
Artigo 14º
Convocar-se-á Assembléia Geral:
Toda última sexta-feira do mês para assuntos gerais.
A cada três anos do aniversário do Moto Clube para eleição de nova Diretoria.
Inciso I - O local das reuniões será definido previamente e avisado a todos os membros.
Artigo 15º
Convocar-se-á extraordinariamente a Assembléia Geral em qualquer tempo para:
Antes de cada viagem para acerto de detalhes.
Votar reforma estatutária.
Artigo 16º
Tendo, todos os membros com direito a voto, sido convocados e verificada a falta do número regulamentar de sócios na primeira chamada, o presidente anunciará uma segunda chamada para 30 (trinta) minutos, quando a Assembléia será realizada com o quantitativo presente. Esta deliberará com 50% mais um, dos sócios presentes. As decisões da Assembléia são definitivas.
Seção 2ª – Da Diretoria
Artigo 17º
O Moto Clube será administrado pela Presidência e Diretoria eleita pela Assembléia Geral, com mandato de 3 (três) anos, podendo ser reeleito. Sendo a Composição da Diretoria:
Presidente
Vice-Presidente
Diretor Financeiro
Artigo 18º
Compete ao Presidente:
Representar o Moto Clube Judicialmente.
Presidir a Diretoria nas reuniões e Assembléias.
Representar o Moto Clube junto a empresas públicas e privadas, entidades, Moto Clubes, etc.
Assinar qualquer contrato referente ao item acima.
Artigo 19º
Compete ao Vice-Presidente:
Na ausência do Presidente, praticar qualquer ato de sua competência.
Convocar as Assembléias Gerais, Ordinárias e/ou Extraordinárias.
Auxiliar o presidente em todos os atos de sua competência.
Artigo 20º
Compete ao Diretor Comercial:
Cuidar da administração e relações públicas e comerciais aos interesses do Moto Clube.
Formar, manter e zelar pelo acervo histórico do Moto Clube.
Responsabilizar-se pela organização e infra-estrutura dos eventos.
Capítulo 8º – Do Patrimônio – Receita e Despesa
Artigo 21º
Constitui receita do Moto Clube:
A Taxa de adesão.
O produto de venda de material promocional com a marca do Moto Clube, desde que autorizado por Assembléia.
O produto de locação de imagens do Moto Clube para eventos, fotos e filmagens.
Inciso I – A taxa de adesão é paga no ato da homologação como membro, ocasião em que o novo membro recebe o escudo e o direito de usá-lo enquanto for associado ao Moto Clube. No desligamento o escudo deve ser devolvido.
Artigo 22º
Este estatuto foi aprovado
Presidente:
* Jônatas Nataniel Medeiros Galvão
Moto clube ao contrário do que os leigos e desinformados pensam não é um grupo de motociclistas que se reúnem para lazer e seus integrantes usam nas costas um brasão por estética! Moto clubes são associações baseadas na Irmandade e Tradição. Hoje em dia precisamos diferenciar um moto clube das centenas de grupos populares que existem. Podemos citar como exemplo os 'caçadores de troféus', ou seja, grupos ou pessoas que vestem colete e
um brasão qualquer nas costas sem saber seu real significado apenas para conseguir lembranças em eventos.
INFORMAÇÃO HISTÓRICA DO SURGIMENTO:
A história do surgimento dos Moto Clubes é de certa forma complexa, pesquisando você encontra informações que associam o surgimento, em
parte, ao final da guerra onde ex-militares e pilotos no pós-guerra teriam feito da moto o veículo de busca de adrenalina formando diversos grupos como Pissed de Bastardos, 13 Rebels e os Yellow Jackets, esses da Califórnia.
Nessa época já usavam identificação do grupo e mais tarde foram desenvolvendo os escudos (brasões) que passaram a defender e adaptavam
as regras da hierarquia militar em uma irmandade formada por cargos eletivos das associações. Sabemos que muito antes disto os motociclistas já haviam percebido as vantagens de andar em grupo e já existiam associações que eram entidades sociais de pessoas que andavam de motos. No Brasil a primeira associação fundada em 1927 foi o Moto Club do Brasil sediado na Rua Ceará do Estado do Rio de Janeiro, alguns anos depois, mais precisamente em 1932 surgiu o Motoclub de Campos. No exterior, nesta época (década de trinta) estavam surgindo moto clubes com tendências mais rígidas e muitos acontecimentos vieram a expor a imagem do motociclista ao ridículo principalmente pela imprensa sensacionalista da época que acusava os
motociclistas de arruaceiros, desordeiros e outros pormenores e, mais tarde, algumas produções de Hollywood serviram para incentivar verdadeiros predadores a criarem moto clubes e constituírem verdadeiras gangues, o
que fez da década de 50, uma página negra na história do motociclismo.
Aí está o porque do motociclista ainda nos dias de hoje ser muitas vezes taxado como mau elemento, mas isso está mudando, pena que ainda somos confundidos com motoqueiros que aparecem em nossos encontros fazendo arruaças como
estouro de escapamento ( tirinho), borrachão e etc , ou até mesmo promovem encontros que são na verdade feiras comerciais e nada a têm a ver com nossos princípios.
Mais tarde, já na década de 60 as motocicletas voltaram a ser tema de Hollywood com Elvis Plaisley, Roustabout e Steve McQueen com A Grande Fuga, uma série de filmes que chegou ao seu auge com Easy Riders. Finalmente
inicia-se a mudança da imagem do motociclista com o início da fase romântica do motociclismo, que perdurou até o final da década de 70.
Este período fixou o motociclista como ícone de liberdade e resistência para o sistema . No Brasil nessa época surgiu
que já seguia os novos padrões internacionais e o princípio de irmandade.
A partir da década de 70 viu-se a implantação de diversos moto clubes pelo mundo, a maioria já seguindo o princípio de hierarquia e irmandade. No Brasil a popularização iniciou-se na década de 90, quando diversos fatores já contribuíam como a disseminação de marcas de motos pelo mundo e a liberação da importação pelo governo do presidente Collor.
Hoje muita coisa anda desvirtuada, moto clubes são criados a revelia por pessoas que
desconhecem a história e sequer sabem o significado de um brasão e muito menos seguem
o princípio de irmandade. Os moto clubes autênticos são forçados a criar campanhas para
evitar abusos e coibir arruaceiros em seus eventos, em contrapartida a cada dia são criados
novos eventos que nada têm a ver com as tradições, na verdade são eventos que enriquecem
empresários que aproveitam da popularidade para atrair admiradores de motos, já que os
motociclistas autênticos passam longe...
ALGUMAS DEFINIÇÕES:
MC: Sigla de abreviatura de Moto Clube, em inglês: Motorcycle Club. ou
MG de moto grupo Moto clube ou Motoclube: No Brasil a forma correta é Moto Clube separado,
em inglês seria Motorcycle Club. Essa regra só não é válida para nomes próprios como 'Motoclub de Campos'.
Pela ordem, os cinco moto clubes nacionais mais antigos:
1927 - Moto Clube do Brasil
1932 - Motoclub de Campos
1947 - MC de Petrópolis (Fundado em 13 de Março de 1947, registrado em 15 de Maio de 1951).
1963 - Zapata M.C.
1969 - Balaios M.C.
Obs: É importante ressaltar que a ordem acima apenas cita as agremiações mais antigas que
usavam ou ainda usam o Termo 'Moto Clube'.
Lembramos no entanto que desconhecemos seus propósitos sendo importante ressaltar
que existem outras agremiações na qual não podemos precisar as datas, mas
que também existiram como Piratininga MC e Centauro MC.
O MAIOR DO MUNDO E O MAIOR DO BRASIL:
No Mundo: Hell Angels (EUA - Fundado em 1948
Senhor, cada vez que subo numa moto sinto a liberdade e ao mesmo tempo tenho medo de encontrar-Te num destes caminhos perplexos do mundo.
Como sou frágil diante da natureza, e ao mesmo tempo me sinto forte e dono de mim, quando estou numa moto.
Mas, Senhor, não quero perder minha vida num destes momentos. Quero que o guidão de minha moto esteja sempre firme em minhas mãos, Senhor, que o capacete que me protege a cabeça, seja a segurança de que preciso, e que Tu, Senhor, seja a minha proteção permanente.
Perdoa-me Senhor, se por vezes abuso da liberdade que me deste e corro alucinado, ou me perco em emoções na velocidade, em busca de respostas...
Que cada dia eu possa sentir a Tua presença na brisa que recebo no rosto, na velocidade e na superação de meus próprios limites, na responsabilidade da vida que me deste. Quero sentir Tua presença protetora e amiga, pois sei que estás comigo como meu caroneiro.
Protege, Senhor, nossas vidas e acolhe junto de Vós os companheiros que já partiram, que eles possam viver as alegrias de estarem Convosco, que nós tenhamos a esperança de um dia também encontrar-Vos. Protege, Senhor, por intermédio de Nossa Senhora, nossas motos, nossas vidas, nossos caminhos, para que na certeza de Tua presença, possamos dar-Te glória e louvor, para sempre, amém.
Que Deus nos acompanhe em todas as nossas viagens e todo o nosso dia a dia, amém.